Alvarina Nunes
Alvarina Nunes

Mil e um segredos para você!!!

Como fazer uma horta

Como fazer uma horta

Como fazer uma horta



Muitas pessoas se orgulham de possuir em casa bonitas hortas.Você poderá ser uma delas!Você pode ter a toda hora verduras frescas e vistosas.Que tal? Para tanto continue lendo com bastante interesse.Você não sairá obrigatoriamente um engenheiro agrônomo, mas terá condições suficientes para organizar um linda horta no quintal de sua casa!
Se você mora em apartamento, aproveite um caixote de madeira, colocando terra no mesmo, organizando assim uma "horta-mirim".
Quando seu problema for falta de espaço, use a criatividade!
Em um condomínio fechado, pode ser usado canaletas de cimento, em cima de pequenos pilares.Outra dica é tubos de pvc, recorta-se a parte superior e fixa-se em uma base ou uma parede com prendedores de ferro parafuzados.Na parte inferior, onde vai a terra, faça alguns furos, para saida de água evitando o encharcamento da terra.
Outra dica excelente são os canteiros sobrelevados, estes são muito úteis e pouco trabalhosos para pessoas mais idosas e inválidas sem condições de se encurvarem e para jardineiros de cadeiras de rodas.
Construir os canteiros com tijolos, pedras ou travessas de madeira como as usadas nos caminhos-de-ferro.Os lados do canteiro terão a altura de 60 cm e a largura não será superior a 0,90m se o canteiro tiver acesso só de um lado e 1,80m se for acessível de ambos os lados.
Coloque no fundo do canteiro uma camada de 23 cm de entulho para drenagem, seguida de outra camada de quadrados de turfa com a relva para baixo.
Proceder ao enchimento da altura restante com um bom solo composto de terra preta e bem soltinha.

Em canteiros


O terreno destinado a horta deve ser alisado e dividido em canteiros que poderão ser feitos a enxada.
A altura dos canteiros depende do solo: nos solos secos, ele deve ser ao nível do chão e, nos úmidos, com 10 centímetros de altura; a largura deve ser de 25 centímetros até um metro e o comprimento pode variar, de acordo com a área disponível.
A produção das hortas caseiras segundo o método Mokiti Okada apresenta resultados formidáveis, veja a imagem abaixo retirada do Livro do mesmo autor.

Como se pode ver, os canteiros são quase uma obra de arte, veja os canteiros são levantados e entre os mesmos tem um calçamento com pedras ou lajotas, mas você pode simplesmente colocar uma pedrinha brita entre os canteiros, isso vai favorecer a drenagem da água da chuva, e também mesmo quando houver muita chuva, não faz barro, você anda na horta e seus calçados estão sempre limpinhos.Não é uma beleza?



Ferramentas úteis

Preparando o solo

Deve-se inicialmente remexer a terra profundamente para deixá-la fofa e oxigenada, misturando ao mesmo tempo adubo orgânico (esterco). Elimine todas as impurezas (raizes estragadas, ervas daninhas, torrões de terra seca, etc.).
Mistura Básica
A fim de melhorar a qualidade do solo deve-se fazer esta mistura: 1 parte de areia + 1 parte de terra + 1 parte de terra vegetal. Para cada 5 litros da mistura básica acrescente: 1 colherzinha de farinha de ossos + 1 colherzinha de farinha de peixe + 1 colherzinha de nitrato de potássio.
Corrigndo o Solo
Adicione mais areia em solos argilosos e muito compactos ou mais terra em solos arenosos.
Plantio
Mudas - Procure escolher mudas em bons fornecedores.Para plantá-las faça uma cova de bom tamanho colocando a muda com torrão no centro da cova.Coloque a mistura básica em torno do torrão e firme a terra com as mãos. Não encubra o caule da planta acima do torrão.
Sementes
Tratando-se de semeadura siga as instruções das embalagens ou procure informações em casa de produtos agrícolas.


Voltar