Alvarina Nunes
Alvarina Nunes

Mil e um segredos para você!!!

Alimentos que curam

Alimentos que curam



Ração Humana - Uma boa alimentação para todos!

Provavelmente, você já ouviu falar sobre ração humana e até conhece alguém que já experimentou. Saiba mais sobre este composto alimentar e entenda por que há tantas pessoas cada vez mais interessadas nele.
A ração humana é uma mistura de alimentos confiáveis, e que sendo bem usada, mantém a pessoa bem nutrida, além de ser capaz de diminuir o excesso de gordura corporal, causadora de inúmeros males. Atualmente, uma das maiores apreensões dos órgãos de saúde pública é a obesidade, que atinge pessoas de todas as idades e classes sociais; por isso, a preocupação em manter o peso ideal é a ordem do dia.
Mas claro que sem descuidar da nutrição a ração humana está ai para nos auxiliar a emagrecer e a complementar a alimentação do dia a dia, tornando-a mais nutritiva.
Segundo os especialistas, a ração humana ideal é aquela cujos ingredientes são comprados a granel e então misturados na hora de consumir, já que pessoas portadoras de doenças crônicas, como diabetes e hipertensão, não podem consumir a ração se na composição houver cacau, açúcar mascavo e guaraná em pó. O produto também é proibido para celíacos - pessoas com intolerência ou alergia ao glútem - se na composição houver trigo ( o glútem é uma proteína do trigo).
O ideal é consultar um nutricionista e fazer o composto da ração tirando os componentes que possam fazer mal a estas pessoas. No caso de comprar a mistura já pronta, leia atentamente as informações do rótulo, para não ingerir um produto que vá prejudicar sua saúde.
A ração humana original contém 16 produtos: quinua real, agar-agar, açúcar mascavo, aveia, cacau, carbonato de cálcio, fibra de trigo, farinha de arroz integral, farinha de casca de maracujá, farinha de milho, extrato de soja, gergelim com casca, gérmen de trigo, guaraná em pó, levedo de cerveja e semente de linhaça. A versão light e a integral diferem um pouco nos ingredientes, mas em nível calórico são praticamente iguais.

Principais benefícios oferecidos pela ração humana quando consumida adequadamente:

- Emagrece
-Auxilia no funcionamento e regularização do intestino
-Lubrifica e regenera a flora intestinal
-Reduz os níveis de colesterol LDL, reduz os níveis de triglicerídeos e aumenta o colesterol bom HDL;
-É ideal para combater a prisão de ventre e a acidez estomacal;
-Diminui os riscos de doenças cardiovasculares e arteriosclerose;
-Favorece o controle dos níveis de açúcar no sangue.

Ração Humana feita em casa:
A ração pode ser preparada em casa, comprando os ingredientes a granel, triturando-os e misturando-os. O melhor é liquidificar os grãos apenas na hora de servir ou mantê-los na geladeira por um período pequeno, no máximo 30 dias, em um vidro bem fechado.

A seguir, três receitas caseiras de ração humana:

Ração humana sem glútem:

200 gramas de flocos de arroz
100 gramas de quinua em flocos
100 gramas de farinha de linhaça
100 gramas de gergelim com casca
100 gramas de semente de girassol torrada, sem sal
100 gramas de castanha-do-pará
100 gramas de amêndoas
100 gramas de extrato de soja
50 gramas de gelatina sem sabor
50 gramas de cacau
100 gramas de açúcar mascavo


Ração Humana Artesanal Básica:

200 gramas de farelo de trigo
100 gramas de gérmen de trigo
100 gramas de aveia em flocos
100 gramas de linhaça marrom ou dourada
100 gramas de gergelim com casca
25 gramas de levedo de cerveja
100 gramas de extrato de soja
100 gramas de gelatina sem sabor
25 gramas de guaraná em pó
50 gramas de cacau
100 gramas de açúcar mascavo

****************

Ração Humana Receita Tradicional:

8 colheres (chá) de soja em pó
6 colheres (chá) de farinha de maracujá
6 colheres (chá) de farelo de trigo
6 colheres (chá) de gérmen de trigo
8 colheres (chá) de aveia em flocos
4 colheres (chá) de gergelim com casca
6 colheres (chá) de linhaça dourada
6 colheres (chá) de levedo de cerveja
6 colheres (chá) de gelatina sem sabor
6 colheres (chá) de quinua
6 colheres (chá) de cacau em pó
6 colheres (chá) de guaraná em pó
6 colheres (chá) de açúcar mascavo

Modo de fazer: Para qualquer receita de ração humana, o modo de fazer é sempre o mesmo: utilize os componentes nas quantidades especificadas.Bata todos os ingredientes no liquidificador. Guarde na geladeira por no máximo 30 dias, em um vidro bem fechado.
Super Dica: Ao preparar em casa sua ração humana, para evitar a oxidação dos grãos ricos em gordura após serem triturados, experimente deixar pronta uma mistura básica, usando somente quinua, farelo e lecitina. Somente na hora de consumir acrescente a castanha e as sementes. Isso ajuda a liberar as propriedades e a preservar os nutrientes de cada grão.(Fonte:Livro Medicina Popular)

Conheça os alimentos que protegem o coração:

Abacate: contém ômega 9, outra gordura do bem, que atua principalmente no controle do colesterol.
Ele aumenta o HDL e reduz o LDL (o colesterol maléfico) além de minimizar o risco de infarto e arteriosclerose (endurecimento e espessamento da parede das artérias). Também apresenta vitaminas do complexo B, principalmente folato, que ajudam a reduzir os níveis de homocisteína, um tipo de aminoácido que, em excesso, eleva a chance de um ataque cardíaco. Como incluir na dieta: 2 a 3 vezes por semana, de 50 a 100 gramas, em vitaminas ou em pratos salgados, como na salada e guacamole.

Sardinha: é riquíssima em ômega 3, um tipo de gordura notória por reduzir a formação de coágulos sanguíneos, aumentar o nível de colesterol bom (HDL), e proteger as artérias contra o acúmulo de placas gordurosas. Como incluir na dieta: 1 filé de 100 gramas, 3 vezes por semana, podendo alternar com outros peixes de água fria, como salmão, atum, cavala e truta. Dê preferência ao peixe assado, grelhado ou cozido.

Azeite de oliva: além de ser excelente fonte de ômega 9, esse óleo concentra vitamina E e polifenóis que melhoram a fluidez do sangue, diminuem a formação de coágulos, mantêm os vasos dilatados, ajudando a reduzir a pressão arterial, e baixam o nível de gorduras no sangue que podem provocar entupimentos. Como incluir na dieta: consumo diário de 2 colheres de sopa, de preferência cru, em saladas e nos pratos prontos.

Nozes: elas e todas as frutas oleaginosas, como castanhas, avelãs, amêndoas, fornecem vitamina E, ômegas 3, 6 e 9, e minerais (como selênio, zinco, magnésio, cálcio) que ajudam a regular a pressão sanguínea, os batimentos cardíacos e o colesterol. Possuem ainda fitosteróis, molécula semelhante ao colesterol, que ajudam a reduzir o nível de gordura no sangue. Apesar de muito saudáveis, é preciso moderar na quantidade por conta de seu alto valor calórico. Como incluir na dieta: 1 porção de 30 a 50 gramas diariamente, variando entre castanha-do-brasil, castanha de caju, amêndoas, avelãs, macadâmias. Vale incluí-las in natura, como lanche, ou acrescentá-las às frutas ou em sucos, vitaminas e saladas.

Frutas vermelho-arroxeadas:pitanga, açaí, jabuticaba, morango, mirtilo, amora, framboesa, uva e cereja concentram diversos bioflavanoides (como resveratrol e antocianidina), substâncias que agem principalmente na proteção dos vasos sanguíneos e no controle da pressão arterial e das taxas de gordura no sangue. Elas também contêm muita vitamina C que defende as células cardíacas da ação dos radicais livres, mantém os vasos sanguíneos íntegros e elásticos, e previne a arteriosclerose. Como incluir na dieta: com exceção do açaí, aqui vale o lema quanto mais melhor. O ideal é consumir pelo menos 3 vezes por semana, na quantia desejada, já que elas têm pouquíssimas calorias. Já o calórico açaí pode e deve entrar no menu também; ele é considerado uma das frutas mais poderosas para o coração. Inclua-o de 1 a 2 vezes por semana, em uma porção mais moderada, de até 100 gramas.

Frutas cítricas: excelentes fontes de vitamina C, notória por proteger o coração, a laranja, mexerica, limão, lima da pérsia e grapefruit (toranja ou pomelo) apresentam ainda fibras solúveis e insolúveis que atuam na prevenção de doenças coronarianas, diabetes, colesterol alto e obesidade. Como incluir na dieta: pelo menos 1 fruta cítrica por dia. Além disso, sempre que possível, esprema algumas gotas de limão no copo de água e sobre a salada, peixes e outros pratos.

Semente de linhaça e chia: riquíssimas em fibras, também são fontes de ômega 3, vitamina E e fitoestrogênios que diminuem a pressão arterial, reduzem o risco de formação de coágulos e ajudam a baixar o nível do mau colesterol LDL e triglicérides. Também contêm minerais como cálcio, magnésio e manganês, que auxiliam a regular pressão sanguínea e a contração do músculo cardíaco. Como incluir na dieta: 2 colheres de sopa por dia, intercalando a linhaça, a chia e o farelo de aveia, no suco, vitamina ou sopa. Para potencializar o efeito, vale misturar 1 parte de chia em 6 partes de suco de uva (rico em polifenóis), guardando na geladeira. Para consumir, coloque 2 colheres de sopa desse preparo em um copo, acrescente um pouco de água gelada e tome como um suco.

Feijão: essa leguminosa contém fitoestrogênios que diminuem a pressão arterial, reduzem o risco de formação de coágulos e ajudam a baixar o nível do mau colesterol (LDL) e triglicérides. Ainda apresenta fibras solúveis, que colaboram na redução dos níveis de colesterol do sangue, ácido fólico e minerais que auxiliam a regular a pressão sanguínea e a contração do músculo cardíaco. Como incluir na dieta: 1 concha de feijão (de todos os tipos), pelo menos 1 vez por dia, alternando com as outras leguminosas que atuam do mesmo modo protetor como lentilha, ervilha e grão-de-bico.

Cacau e chocolate amargo: rico em polifenóis (como epicatequina), eles reduzem a pressão arterial e o risco de formação de placas de gordura nos vasos. Contribuem ainda para o aumento de serotonina (neurotransmissor do bem-estar), diminuindo o nível de estresse, o que é benéfico para o coração. Como incluir na dieta: por ser muito calórico, o que pode favorecer o ganho de peso, é preciso moderar na quantidade. O ideal é consumir diariamente no máximo 20 gramas de chocolate amargo com no mínimo 60% de cacau. Alterne com 1 colher de sobremesa de cacau em pó, que pode ser acrescentado em vitaminas ou iogurte, ou 1 colher de sopa de amêndoas (ou nibs) de cacau cru; eles podem ser encontrados em casas de produtos naturais.

Chá verde: rico em catequinas e flavonoides, a bebida protege as artérias do coração, mantendo-as flexíveis e relaxadas, mais capazes de suportar os altos e baixos das constantes mudanças na pressão arterial. Sua atividade antioxidante protege ainda o órgão dos danos causados pelos radicais livres. Como incluir na dieta: 2 a 3 xícaras diárias, podendo alternar com chá branco, chá preto e o mate.

Como preparar o chá verde:

De que adiantam todas estas dicas se você não gosta do sabor extremamente amarra-goela do chá verde?
Se o sabor do chá verde é insuportável assim, você está fazendo algo muito errado ao prepará-lo. A maneira correta de preparar chá verde é pela infusão:
1. Deixe a água no fogo até começar a juntar minúsculas bolhas de ar, logo antes da fervura . A temperatura ideal é de 70 a 80oC.
2. Nesse ponto coloque a água no recipiente onde a infusão será efetuada e mergulhe a erva.
3. Deixe a infusão correr por, no máximo, cinco minutos e coe a erva.
4. Beba o antes possível, sem pressa.
Infusões mais demoradas levarão à liberação excessiva do tanino contido na erva, uma substância amarga. Segundo especialistas a água muito quente ou a infusão muito longa podem levar à evaporação, ou quebra, das substâncias salutares presentes na erva e o efeito benéfico da sua xícara poderia ser reduzido.
A infusão deve resultar em uma bebida de cor verde clara com sabor suave.
Ah! Existem muitos chás por aí (inclusive de saquinhos) que se intitulam “chá verde”, mas só tem mato. Se não houver a erva Camelia sinensis, não é chá verde. Compre sempre erva de boa procedência.

Ovo: antes banido por se acreditar que elevava o colesterol, mostrou ser um alimento funcional devido aos seus nutrientes, como a colina, substância importante para o sistema nervoso central e que ajuda a reduzir o nível de gorduras no sangue. Como incluir na dieta: pode ser consumido até um ovo por dia.

A cura de muitas doenças, inclusive o câncer, pelo limão com bicarbonato de sódio:

Tomar limonada como água todos os dias, acrescentando uma colherinha de bicarbonato é melhor (UMA PITADA). O Limão (Citrus limonun Risso, Citrus limon (L.) Burm., Citrus medica) é um produto milagroso para matar as células cancerosas.
É 10.000 vezes mais forte do que a quimioterapia. Por que isto não é divulgado? Porque há organizações interessadas em encontrar uma versão sintética que lhes permita obter lucros fabulosos. Mas, a partir de agora você pode ajudar um amigo que precise informando-lhe que deve beber suco de limão com bicarbonato de sódio para prevenir a doença. Seu sabor é agradável. E, é claro, não produz os efeitos terríveis da quimioterapia. E se você tiver lugar plante um pé de limão no seu quintal ou jardim. Todas as partes da árvore são úteis.
A próxima vez que você quiser beber um suco, peça ou faça-o de limão natural, sem conservantes. Quantas pessoas morrem, enquanto este segredo tem sido bem guardado , só para não colocar em risco as utilidades multibilionárias de grandes corporações?
Como você bem sabe o limoeiro é uma árvore pequena e baixa. Não ocupa muito espaço. É conhecido pelo nome de limoeiro, pé de limão, lima (em alguns lugares), limona (cat) limoiaritz (eusk). É uma fruta cítrica que vem em diferentes formas. Sua polpa pode ser consumida diretamente ou é usada normalmente para fazer bebidas, sorvetes, doces e assim por diante.
O interesse desta planta é devido a seus fortes efeitos anti-cancerígenos. E embora lhe sejam atribuídas muitas outras propriedades, o mais interessante sobre ele é o efeito que produz sobre os cistos e tumores. Esta planta é um remédio comprovado contra o câncer de todos os tipos e o bicarbonato vai mudar o Ph do seu organismo. alguns dizem que é de grande utilidade em todas as formas de câncer.
É considerado também como um agente anti-microbiano de amplo espectro contra infecções bacterianas e fungos que vivem em lugares ácidos. Acrescentando bicarbonato de sódio em sua limonada você altera o Ph do seu organismo; é eficaz contra parasitas internos e vermes, regula a pressão arterial elevada e é antidepressivo, combate a tensão e os distúrbios nervosos.
A fonte desta informação é fascinante: ela vem de um dos maiores fabricantes de remédios do mundo, que afirma que depois de mais de 20 testes de laboratório realizados desde 1970, ficou provado que o extrato:
1 - Destroí as células malignas em 12 tipos de câncer, incluindo câncer de cólon, de mama, de próstata, de pulmão e do pâncreas ...
2 - Os compostos desta árvore mostraram atuar 10.000 vezes melhor, retardando o crescimento das células cancerosas do que a adriamicina, uma droga quimioterápica, normalmente utilizada no mundo.
3 - E o que é ainda mais surpreendente: este tipo de terapia, com o extrato do limão e bicarbonato, destrói apenas as células malignas do câncer e não afeta as células saudáveis.
Instituto de Ciências da Saúde, L.L.C. 819 N. Charles Street

A banana é uma fruta rica em potássio, fibras, vitaminas C e A, dessa forma promove energia e ainda possui muitos benefícios para o organismo.
A energia que a banana fornece para nosso organismo é devido a 3 tipos de açúcares naturais: sacarose, frutose e glicose que combinados com a fibra da fruta promove uma grande quantidade de energia para o corpo.
A banana além de promover essa energia ainda possui outros benefícios que ajuda na prevenção de doenças. Para as pessoas que sofrem de depressão a banana é um ótimo remédio, pois possui uma substância chamada serotonina, que ajuda a relaxar e manter o bom humor.
Contém ferro e por isso estimula na produção de hemoglobinas e ajuda em caso de anemia.
Por conter potássio e ter uma baixa quantidade de sal torna-se perfeita para baixar a pressão arterial.
Essa fruta com certeza possibilita muitos benefícios para quem consume de forma adequada, pois especialistas comprovam que o consumo da banana deve-se ser de no máximo duas por dia.

Voltar