Alvarina Nunes
Alvarina Nunes

Mil e um segredos para você!!!

A importância de conhecermos a Deus

A IMPORTÂNCIA DE CONHECERMOS A DEUS


Conheçamos e prossigamos em conhecer ao Senhor; como a alva, a sua vinda é certa; e ele descerá sobre nós como a chuva, como chuva serôdia que rega a terra. Oséias 6.3

Antes de começar a falar qualquer coisa a respeito do texto acima, como conhecer melhor ao nosso Deus, gostaria de mencionar uma dos atributos divinos do nosso Deus, aquele que nos mostra o quanto ele nos ama. Veja: “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”. João 3:16
Acredito que este foi o primeiro ou um dos primeiros versículos que você aprendeu e gravou, não é mesmo? Falo isso porque é o que acontece com a maioria de nós. Isso porque ele é tão repetido que não tem como não decorar.Essa passagem bíblica é um profundo resumo do grande amor de Deus por nós dito em poucas palavras. E por ser citado tão repetidas vezes entre nós, o significado do que se está dizendo nesse versículo quase não é percebido mais. Esse mesmo amor descrito em poucas palavras nesse verso é a razão pela qual você e eu existimos. É a razão pela qual existe evangelho e graça, para a nossa salvação. Não só para a nossa, mas para todo aquele que crê.
Falar sobre a importância de conhecermos a Deus, para mim, deveria ser fácil levando em consideração, tudo que Ele já fez por mim, as muitas experiências que tive com Ele, alguns desertos que já passei, quem não? curas e milagres, enfim; nem teria como registrar tantas maravilhas que já presenciei na sua presença; contudo existe um longo caminho a ser percorrido até chegarmos a esse patamar de conhecimento do nosso Deus; ainda mais que a bíblia nos diz que tudo quanto sabemos acerca de Deus, sabemos em parte, porque a mente de Deus é muito superior a nossa! Ele nos criou, ele é o Criador, com atributos que são exclusivos Dele, como a eternidade, a onisciência, a onipotência e a onipresença. Foi isso que Paulo lembrou em seu cântico de adoração em Romanos 11.33-36: "O profundidade das riquezas, tanto de sabedoria, como da ciência de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e quão inescrutáveis,os seus caminhos! Porque quem compreendeu o intento do Senhor? Ou quem foi o seu conselheiro? Ou quem lhe deu primeiro a ele, para que lhe seja recompensado? Porque dele, e por ele, e para ele são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente. Amém! Como poderíamos nós, tão frágeis, entender a mente eterna de Deus. Mas uma coisa temos certeza, ele nos ama, nos ama tanto que ofereceu seu filho, seu único filho, para que pela sua morte nós pudéssemos nos achegar a Ele, agora como filhos. Que maravilha!
Deus é eterno, veja: Ainda antes que houvesse dia, eu sou; e ninguém há que possa fazer escapar das minhas mãos; operando eu, quem impedirá? Isaías 43.13. Deus não tem princípio nem fim. Você já parou para pensar nisso? É impossível entender todas as implicações desta característica divina e dimensionar a grandeza do Criador dos céus e da terra, cuja mente eterna não envelhece e nem se esquece de nada, mas mesmo assim ele tem os melhores planos a seu respeito, vale a pena obedecer ao Senhor, cujos pensamentos a seu respeito são de paz, e não de mal, para lhes dar o fim que você espera. Jeremias 29.11.
Deus é onisciente, ele tem a capacidade de saber sobre tudo e sobre todos, de conhecer os pensamentos e as motivações das pessoas, de entender a complexidade dos fenômenos com base nas leis que ele mesmo estabeleceu para reger o universo.Ele prevê os acontecimentos, bem antes de acontecerem, e já sabe o final de cada um.
Deus é onipresente, além de eterno e onisciente, Deus também é onipresente. Deus é Espírito João 4.24. Ele não está limitado ao tempo nem pelo espaço.Está presente em todos os lugares ao mesmo tempo. Sua presença é real em todo o universo.Salmo 57.5-11: Os olhos do senhor estão em todo lugar contemplando maus e bons.
Deus é onipotente, ele possui todo o poder.O Senhor está nos céus e faz tudo o que lhe apraz. Salmo 115.3.
Veja a onipotência de nosso Deus: Teu Senhor, é o poder, a grandeza, a honra, a vitória e a majestade; porque teu é tudo quanto há nos céus e na terra; teu, Senhor, é o reino, e tu te exaltaste por chefe sobre todos.Riquezas e glória vem a ti, tu dominas sobre tudo, na tua mão há força e poder; contigo está o engrandecer e a tudo dar força. 1 Crônicas 29. 11-12. Que profundidade está inserida nesta palavra, logo se percebe que podemos conhecer a Deus por meio de sua palavra. Deus usou sua palavra para se apresentar a todos nós.
Podemos também conhecer a Deus por meio da oração.Um bom relacionamento com Deus exige diálogo. Quando lemos a sua palavra, Ele fala conosco, quando oramos, nós falamos com Ele.
Outra maneira de conhecermos a Deus é por meio das nossas próprias experiências com Ele.Nada é tão forte quando passamos por um deserto e depois de tamanha luta, o milagre se apresenta, trazendo um grande livramento e você tem certeza que foi Deus que tirou você de lá. Estas experiências e essas lutas vencidas, vão aumentando nosso conhecimento gradativamente. E o melhor de tudo; aumentam a nossa fé, nos preparando para desafios cada vez maiores.

Alvarina Nunes

Voltar